Acontece que várias tentativas de buscar o modo de pensar/agir do consumidor, ao longo do tempo, os pensadores criaram suas bulas de como isso era feito.
Primeiro foi o Marchall que com seu modelo econômico falava: "Se houver duas commodities, em seguida, um consumidor que escolhe sempre a gastar metade do seu rendimento em cada mercadoria teria a função de demanda marshalliana" já o calculo felicifico, o google apenas achou 4 resultados em espanhol, então não vale a pena ser mencionado.
Seguindo temos o Pavlov: (modelo pavloviano): que dizia que o consumidor respondia a estímulos por associação. Dividido em:
- Impulso: estímulo interno que impele a ação
- Sugestão: estimulos fracos que determinam quando, onde e quando as pessoas compram.
- Resposta: Reação do organismo a configuração das sugestões
- Reforço: fortalecimento da resposta
A pesquisa de Pavlov era sobre produzir estímulos e esperar que o reflexo deles sejam sem a consciência crítica.
- Sugestão: estimulos fracos que determinam quando, onde e quando as pessoas compram.
- Resposta: Reação do organismo a configuração das sugestões
- Reforço: fortalecimento da resposta
A pesquisa de Pavlov era sobre produzir estímulos e esperar que o reflexo deles sejam sem a consciência crítica.
E logo em Freud:
- ID: reservátório de impulsos e desejos (inconsciente)
- EGO: centro consciente de pensamento para dar vazão aos impulsos.
- Super ego:ecaminha os impulsos para a saída mais consciente para que não sinta vergonha do que fez depois.
- Interesse simbólico
"A principal função do Ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos do Id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego".
Modelo Vebleliano: esse cara encara o homem como um animal-social, inspirado pelas teorias evolucionistas de Ch.Darwin, e entende que o modelo de comportamento de consumo é moldadopelo grupo em que está inserido.
- Cultura
- Sub cultura: regionalidades
- Classe Social: diferenciações com base na riqueza.
- grupos de referência: grupos que a pessoa deja ingressar
- grupos que se reúnem: influem diretamente sobre a pessoa
- Família: influem na formação das atitudes básicas, valores.
- Pessoas: experiência de vivências, capacidade mental e emocional.
Modelo de Howard Shett: (achei o site que o professor pegou as informações)
Temos os Imputs: que podem ser subdivididos em:
- Significativos: O real (físico), aspectos do produto ou serviço.
- Simbólicos: Idéias ou imagens anexadas ao fornecedor.
- Social: Imagens ou idéias anexadas ao produto na visão da sociedade ou grupo de referência.
Temos os Outputs: ação de compra do consumidor:
- Perceptual: Obtenção e tratamento de informações sobre o produto ou serviço
- Aprendizagem: O processo de aprendizagem condizente a a decisão em si.
- Aprendizagem: O processo de aprendizagem condizente a a decisão em si.
Dado o entendimento do jeito que o consumidor pode agir. Vamos definir o que é Varejo, e suas classificações.
Varejo: São atividades de bens e serviços, diretamente ao consumidor final, para o uso pessoal, não relacionado a negócios.
Classificações:
- Volume: auto serviço,
serviço limitado (mais assistencia devido a variedade),
serviço pleno (lojas de departamento).
- Variedade de linha de produtos: lojas especializadas (poucas linhas, porem bastante variedade),
Lojas de departamentos (ampla variedade de linha, e ótimo nivel de serviço.)
Supermercados: linhas grandes, baixo custo, grandes volumes, abordagem, alimentação, limpeza e manutenção doméstica.
Superlojas: Aborda supermercado + texteis e eletro-eletrônicos e serviços.
Hipermercados: mais de 50 mil itens.
Lojas de conveniência: limitada na linha porem com alta rotatividade
Varejistas de serviço: hotel, banco, escola, hospital, etc...
- Preços relativos que cobram:
Lojas de desconto: abrem mão da margem, ganham no volume.
Ponta de estoque: outlets
Lojas independentes:
Lojas de fábrica: Provance.
Clube de compras: peixe urbano, azeitona preta, na colmeia
showroom de catálogos: ampla variedade, alta margem, giro rápido, preços baixos, Ex: Avon
Classifiquei minha loja, dentro do varejo, agora vou classificá-las quanto a organização, de forma macro digamos assim.
1) Cadeia corporativas de lojas:
2 ) Cadeia voluntária de lojas: Grupos de varejistas independentes patrocinados por atacadistas, engajados em compras por lote e merchandising comuns
3) Cooperativa de varejistas: Operação de compras centralizado, esforço conjunto a promoção
4) Franquias: Produtos ou serviços, com padrão próprio de excelência, já pré formatado.
5) Conglomerado de merchandising: corporações que combinam várias formas diferentes de varejo sob um controle central e compartilham funções de distribuição e adm. Ex.: WhoolWorth.
Varejo sem loja: vending machines, door-to-door, catálogos , etc..
classificado quanto a tipo e organização, agora é hora de definir as decisões.
Decisões de MKT de Varejo: Definir, mercado-alvo, atmosfera da loja, serviços prestados, e 4 P's.
Atacado: compra dos produtores, revende para varejistas, ou compra no atacado para consumo próprio.
Funções do canal de atacado:
1) Venda e promoção: pulverização de pontos de venda
2) compra e orgaização de sortimento
3) Divisão e fracionamento de lotes
4) Armazenamento
5) Transporte
6) financiamento
7) Riscos
8) informações de mercado
9) serviços de adminsitração e consultoria
Tipos de atacadistas:
A) Puros: negócios independentes que assumem a posse dos produtos que manipulam, ou são prestadores de serviço pleno, ou limitado.
B) corretores e agentes: não assumem posse do bem e desempenham poucas funçoes
C) Filiais e escritórios de vendas de fabricantes
Decisões de atacado: definir mercado-alvo, atmosfera da loja, serviços prestados, 4P's.
Previsão do futuro do atacado: concentração em grandes atacadistas, aumento da eficiência com o uso das tecnologias, aumento de serviços ao varejo.
Agora deve-se decidir como vai promover o seu varejo.
Promoção: conjunto de estratégias e ações de comunicação definidas, objetivas e harmonicamente integradas ao composto de marketing.
- imagem: imagens aplicadas em eventos, associados a marca do produto, modalidades e personagens tem poder de atração junto aos segmentos de mercados que pretende atingir.
- Vendas: esforços de comunicação mercadológica que em espaços de tempo determinados, vão ampliar, agilizar, incrementando o volume de vendas. Ex.: Convençoes, banded packs, vale brinde, gift packs, degustação e sorteio etc.
- Merchandising: No Brasil, são exposições espontaneas da marca que complementam a campanha publicitária, mas também entende-se que é a terefa de ajustar o produto a determinada característica do mercado.
- Designer: Planejamento criativo e desenvolvimento técnico de projetos que que envolvem a identificação visual do produto, embalagens, brindes, comunicações e eventos...
- Licensing: Licenciamento com pagamentos de royalties ou copyright, para uso de propriedade intelectual para o produto.
Propaganda:
A) Ou a propaganda provoca a propensão a consumir, formando uma atitude, pelas dimensões cognitivas, afetivas, conativa. Propaganda>Atitude>Compra
B) Ou a propaganda deixaria impressões e imagens não necessariamente conscientes, que manifestam a oportunidade na compra do produto. Propaganda>Compra>Atitude.
Mídia:
- Cobertura: Percentual de pessoas expostas pelo menos uma vez a determinada mensagem
- Frequência: Numero de vezes.
- Formato: tamanho/secundagem da peça publicitaria em questão
- Continuidade: extensão de tempo de uma determinada campanha.
Definição de meios: fatores que sustentarão a campanha como o objetivo de mercado da empresa e da marca, necessidade de atingimento demográficos/geográficos, necessidades de comunicação da loja/marca, grau de conhecimento básico do produto, solução criativa, recursos disponiveis, atuação da concorrência.
Midia MIX: uso de mais mídias, para complementar ou atingir o mercado-alvo.
Merchandising: atividades de marketing que visam a identificação, controle, ambientar, promover marcas, nos PDVs.
De certa forma deve-se apresentar o produto de forma destacadas, gerando visibilidade, de maneira que acelere a rotatividade do produto.
Ex.: Banners, brinde, degustação, aromas, maneiras de disposição na gôndulas.
Importância: marca presença no PDV, influencia na decisão de compra, aumenta o giro, mind share.
Objetivos: manutenção da marca, fidelização, fixar a marca no PDV, divulgar lançamentos, controlar, aproveitar sazonalidade, atingir clientes.
Franquias:
Administração e operações da franquia;
- Custos de publicidade, propaganda, vendas, treinamento, despesas administrativas.
Franqueadores:
- Pessoal de vendas: contratação e treinamento
- publicação de folhetos
- participação em feiras
- obtenção de informações sobre franqueados
- análise de créditos
- elaboração de contratos
- elaboração de manuais
Roteiro Operacional: tem o objetivo de ajudar o franqueado a conduzir adequadamente o negócio.
Manuais:
Operacional
treinamento
critério de seleção de ponto de venda
Marketing
publicidade
apoio ao campo
controle de qualidade
padrão de formatação
pré-abertura
inspeção
relatórios
Períodos antes da abertura
1) seis meses antes, estudo da viabilidade concluída, contrato com a franquia concluída, financiamento disponível, escolha do local, plantas do prédio aprovadas.
2) 3 a 6 meses antes da inauguração, treinamentos, instalações de equipamentos, conta bancária, licenças.
3) 3 meses antes: conclusão do treinamento, acessórios instalados, publicidade inicial, formulários e cronogramas, estoque encomendado, serviços públicos providenciados, seleção e contratação de pessoal.
4) 30 dias antes da inauguração inicial: todos treinados, inspecionados, mercadorias em exposição, publicidade da inalguração oficial.
Condições de comunicabilidade:
ResponderExcluirEstrutural: Impacto -> lembrança da marca
Atratividade -> reprodução do conteúdo principal
Durabilidade -> agradar
Conteúdo: clareza -> interpretação correta da mensagem
Relevância -> manifestações de compra
Credibilidade -> manifesta confiança.
Olá, amigo. Sabe me dizer qual a referência bibliográfica correspondente ao trecho "promoção é um conjunto de estratégias e ações de comunicação definidas, objetivas e harmoniosamente integradas a todo o composto de marketing" presente em seu texto?
ResponderExcluirObrigado!
Nikolas, desculpe a demora.
ExcluirSobre o sua dúvida, provavelmente deve ser Potter.
Eu fiz esse post para estudar para a prova, o professor falava muito sobre ele e o Oceano azul e várias outras coisas que não lembro agora para te ajudar.
Tenta procurar como Felicific Calculus. Vai haver muitas coisas
ResponderExcluirTenta procurar como Felicific Calculus. Vai haver muitas coisas
ResponderExcluirO algoritmo também é conhecido como o cálculo de utilidade, o cálculo hedonista eo cálculo hedônico, e ele foi citado por nada mais e nada menos que Hobsbowm, no no quarto capitulo do livro Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo.
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