domingo, 13 de março de 2011

Geração Y RULEZ

Bom ambiente de trabalho pesa mais do que salário


Recebi esse artigo da Folha por email.

Remuneração e plano de carreira são importantes na avaliação de aceitar uma proposta e mudar de empresa. Mas não são o primordial.

Para a maioria dos trabalhadores brasileiros, ter um bom ambiente de trabalho é o que conta, diz estudo do portal Trabalhando.com.

Dos 390 entrevistados em janeiro e fevereiro, 52% responderam que a convivência harmoniosa entre colegas e gestores afeta o comportamento pessoal e profissional --e impacta na motivação.

Oportunidades de promoção foram a resposta de 22% dos profissionais, seguidas por possibilidade de aumento salarial (14%), status da empresa (5%) e outros (7%).

Para o presidente da Trabalhando.com, Renato Grinberg, os dados mostram que, com um clima melhor, as pessoas são mais produtivas e os resultados, melhores.

"Isso é muito claro na chamada geração Y [nascidos entre 1980 e 2000]. Eles são muito focados em trabalhos que permitam ter tempo livre para a prática de esportes e hobbies e, por isso, querem saber antes como será o ambiente de trabalho", afirma.

O bom ambiente de trabalho é o que mais motiva a gerente de marketing da Eurofarma Tatiane Manetti, 32.

A profissional começou na empresa em 1999 e progrediu graças a um plano de desenvolvimento que, diz ela, reduz a concorrência desleal entre colegas.
O clima era estendido para fora da empresa -Manetti participava, até o nascimento do filho, de corrida e da academia mantidos pela indústria farmacêutica.

DISPUTA

Mesmo em áreas de competição acirrada, o fator clima é valorizado. "O nosso funcionário costuma ser ambicioso, mas é inadmissível uma pessoa querer passar por cima da outra", afirma o presidente da Corporate Consulting, Luis Alberto Paiva.

O consultor de Negócios da Corrhect, Paulo Henrique Rocha, destaca que o relacionamento interpessoal e o acesso a gestores fazem com que a atmosfera de trabalho fique mais agradável.

"Nos últimos anos, inteligência emocional e competências comportamentais têm sido mais valorizadas. As competências técnicas podem ser lapidadas; as comportamentais, dificilmente."

_____

A última frase conta muito sobre o texto inteiro, hoje é complicado mudar o jeito das pessoas, já a parte técnica é fácil de ser ensinada.

É forte o nosso (Y) engajamento no trabalho quando se trata de metas, construções de idéias baseados na criatividade de cada um.

Não existe trabalho sem o clima essencial, todas as empresas que tiveram valorização do funcionário, não só o famoso tapinha nas costas, mas também variável de acordo com o talento de cada um, tiveram grandes elevações no seu patrimonio.


Ver o caso da mudança de comportamento da antiga CERJ que depois Mudou para AMPLA.

3 comentários:

  1. Um bom ambiente de trabalho é talvez a melhor coisa em um emprego, já que com o salário você pode se programar para não gastar tanto e ter contas mais ajustadas, mas em um ambiente ruim, seu humor, seu sossego e sua disposição se esvaem feito loucos. É salutar um bom ambiente de trabalho, à guisa de outras situações. PRefiro muito mais não ter dinheiro para comprar remédios mas não ter que me preocupar com uma gastrite do que ter para me tratar no melhor médico do país.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Vitão!!
    Temos que nos desgastar cada vez menos pra ganhar mais dinheiro, e não inverso.

    ResponderExcluir
  3. Todas as pessoas sempre pensam em se preparar para o emprego. Mas, esquecem que o emprego pode não estar preparado para elas. Ou seja, a gente estuda, participa de palestras e cursos, busca diversas experiências, enfim... Mas, esquecemos do contraponto que um emprego de status pode causar. Podemos ter que conviver com pessoas que só estão ali por dinheiro, que não possuem valores pessoais, vivem num mundo de plástico, enfim, não só saber da nossa área, mas também temos que aprender (ou não) das pessoas que encontraremos por lá.

    ResponderExcluir

Escreva abaixo