segunda-feira, 8 de junho de 2009

Gestão pessoal


Perguntaram a Dalai Lama...
"O que te surpreende na humanidade?"

E ele respondeu:

"Os homens porque perdem saúde para ganhar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido."


Se você se sentiu gastando saúde para ganhar dinheiro, sabe certamente o que o Lama quis dizer.

O esforço é recompensado, mas desde que seja recompensado.
O esforço que você faz é certamente proporcional a sua motivação, não esqueça de se motivar, mas não motive-se mais do que o necessário.

Infelizmente nem todo mundo sabe o significado de empatia. E seu esforço acaba por isso mesmo.

3 comentários:

  1. Motivação é uma questão dificil de se tratar, principalmente em uma empresa, como voce vai saber o que motiva quele funcionario? Mais ainda, motivação é relativa não só de pessoa para pessoa, é relativo em um individuo só, por quantas vezes ja me motivei sozinha e por tantas outras por alguem.... Mas sem motivação o mundo não caminha.

    ResponderExcluir
  2. Gostar do se que faz é já uma motivação.
    O resto advém disto. Se você faz com amor qualquer atividade será recompesado de algum modo. Se você tiver como motivação somente a recompensa financeira, aí estará perdido, porque nem sempre seu trabalho será compensado à altura de sua motivação.
    Falo com conhecimento de causa.
    Como professora trabalhei quase 30 anos em uma escola particular, sem plano de carreira e nem diferenciação salarial entre antigos e novos. Mas era feliz, meus filhos tiveram uma base educacional excelente e isso devido à bolsa de estudos que eu ganhava como professora da escola;era muitíssimo respeitada pelos pais que reconheciam meu trabalho e hoje ainda colho os frutos quando meus ex-alunos e, agora amigos, me procuram para se aconselhar a respeito dos próprios filhos ou simplesmente porque não se esqueceram da professora que , segundo eles, marcou suas vidas.
    Tudo isto é maior que qualquer dinheiro do mundo e supera até injustiça sofrida no final quando a escola foi vendida e os novos dirigentes nem sequer me disseram obrigada quando parei de trabalhar. Bem, mas deles não esperava nada mesmo. o que eu tinha plantado eles não não colherão. Os frutos do trabalho que fizemos um dia retornarão, assim como o bem que um dia retorna. Faça sempre o seu melhor, Vini, e verá que se aqueles que estão perto não reconhecerem, certamente os que estão longe verão e aí... um abraço... o mundo é todo seu.
    Seja feliz!
    Parabéns pelo novo emprego.
    Quero saber tudo... me conte, ou deixe recado no MSN, ok?
    Abraço enorme da aluna que admira seu jovem mestre.
    Angel

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!


    Um dia desses vi na Nobel um livro de bolso, com alguns pensamentos e máximas do Dalai Lama... Pena que tava sem grana!


    Abração, Vinicius!

    ResponderExcluir

Escreva abaixo