segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ansiedade, Pressa, Promovido?


ansiedade
1.Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não
2.Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.

Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Primitivamente a excitação do Sist. Nerv. Central vinha como uma forma de estimular o nosso corpo para a luta ou para a fuga.

Hoje está relacionado com perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar interesses, de vaidade, são fatores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso.

“Mente acelerada é mente desequilibrada”. (Isaac Efraim).
Este movimento impulsivo de a mente se acelerar, de precisar ter tudo sob controle, para poder usufruir a sensação de repouso e conforto faz com que ela se excite e se o problema não tiver uma solução mental imediata como o que acontece na maioria dos casos teremos a chamada ansiedade patológica, que tende a se cronificar e piorar com os anos. (www.ansiedade.com.br)


Não tenho pressa. Pressa de quê?

Não têm pressa o sol e a lua: estão certos.
Ter pressa é crer que a gente passa adiante das pernas,
Ou que, dando um pulo, salta por cima da sombra.
Não; não tenho pressa.
Se estendo um braço, chego exatamente onde o meu braço chega
Nem um centímetro mais longe.
Toco só onde toco, não onde penso.
Só me posso sentar onde estou.
E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras,
Mas o que f
az rir a valer é que nós pensamos sempre noutra cousa,
E somos vadios do nosso corpo.

Alberto Caeiro



A pressa é uma ação física da mente. Você é ancioso o seu corpo acompanha o ritimo da tua mente.
Logo a pressa é uma consequência da sua explosão mental.

Hoje vivemos em uma sociedade excessivamente ansiosa.
É resultado da globalização, da entrega door to door, da internet, do acomodação, e da conveniência etc.

Não ter o sentimento de controle dos itens acima, faz as pessoas anciosas tendem a ficar mais anciosas, elas aceleram o rítimo cerebral, o corpo acelera, seus movimentos, seus sentidos se aguçam para que nada de errado.

Com que vantagem?
Ah! uma tem!!
Você fica um funcionário nota 10 para a empresa que não tá nem aí para você.
Produtivo, ágil.

Em detrimento a sua saúde, física e MENTAL.

Funcionário Hiper produtivo, não é promovido, é sugado!
Até suas últimas forças, você será o mesmo para a empresa, "O resolvedor".
Não é interesse das empresas não-empreendedoras te tirar de uma função que você faz tão bem.
A não ser que ela ache outro igual a você e por um lapso afetivo você acabe mudando de função, e não querendo ser pessimista, possivelmente para uma função mais estressante e que te sugue muito mais.

Faça esforços humanos, revolucione!
Já disse Fernando Pessoa alí em cima
Toco só onde toco, não onde penso.
Só me posso sentar onde estou.


A produtividade da empresa é uma harmonia global do estado de espírito dos funcionários, não é dever só seu ser produtivo, é uma consequência do trabalho de todos.

7 comentários:

  1. Retribuindo a visita...

    Como é ruim ser anciosa, gastar os animos rapidamente, tudo fica cinza com tanta rapidez, falta coisas pra se fazer no meu dia, fora as tarefas do serviço, as vezes sinto que as coisas parma de acontecer, tudo fica tão em ponto morto... Devagar fico aflita, esperando que alguma coisa acontece, faço da geladeira minha amiga, um evento pequeno acontece e eu logo me empolgo não demora muito, as vezes trinta minutos depois e deixa de ser novidade

    ResponderExcluir
  2. Eu estava ancioso para ver quem seria meu primeiro comentário, e o que os textos fariam a pessoa sentir.

    Obrigado em ter sua presença aqui.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Curiosidade da madrugaa: de onde surgiu a ideia de falar do mundo empresarial dessa forma?

    ResponderExcluir
  5. @ Thiago: Eu destaco no blog dois tipos de organizações, a Burocrática e a Empreendedora.
    O Objetivo é desenvolver nos leitores a maturidade profissional; Eles tem que saber diferenciar as empresas para escolher os melhores caminhos para suas vidas.

    ResponderExcluir
  6. E aí cara... to comentando aqui por que nao sei como se envia mensagens pelo blogger. Vi que tu acompanha meu blog, valeu! quando puder vou acompanhar o teu tambem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. ansiedade ou ansioso escreve-se com "s" e não com "c".

    ResponderExcluir

Escreva abaixo